terça-feira, fevereiro 06, 2007

PORTUGAL 2 X 0 BRASIL


ENFIM, VOU FALAR DE UMA DAS COISAS MAIS LOUCAS DA MINHA EXPERIÊNCIA DE EMIGRANTE E MAIS RECENTEMENTE DE LUSO-BRASILEIRO.
QUANDO EU VIVIA NO BRASIL, HAVIA UM PROGRAMA NA TELEVISÃO QUE RELIGIOSAMENTE, DESDE SABE-LÁ-DEUS-QUANDO, ARREBATAVA AUDIÊNCIAS INCRÍVEIS NA REDE GLOBO. ERA PRATICAMENTE INCONTORNÁVEL NOS DOMINGOS À NOITE.
ENTRETANTO NA ALTURA EM QUE HAVIA "COPA DO MUNDO", ESSE MAGAZINE DE VARIEDADES, TORNAVA-SE UM EMBAIXADOR DA SELECÇÃO CANARINHA E PORTA-VOZ DE UMA SÉRIE DE INDIVÍDUOS UNS MAIS, OUTROS MENOS, FANÁTICOS PELO TEMA.
UMA DAS REPORTAGENS OBRIGATÓRIAS NESTES PERÍODOS, ERAM AS REPORTAGENS ONDE CIDADÃOS DE ORIGENS DOUTROS PAÍSES FALAVAM DA PREFERÊNCIA DO SEU CORAÇÃO... "A SENHORA VAI TORCER PRO BRASIL? OU IRÁ TORCER PRÁ ITÁLIA?"
"O AMIGO QUER QUE GANHE O BRASIL OU A ALEMANHA?" E POR AÍ EM DIANTE.
MUITAS VEZES EU OUVIA OS VELHOTES, E NÃO SÓ, ALEMÃES, ITALIANOS, JAPONESES, POLONESES E ATÉ MESMO OS PORTUGUESES, QUE VIVIAM HÁ ANOS NO PAÍS A DIZER:
"NÃO SEI, QUERO QUE OS DOIS GANHEM..." OU ENTÃO "UM EMPATE ME DEIXARIA FELIZ.." OU " O IDEAL ERA NUNCA ACONTECER DAS DUAS SELECÇÕES SE CONFRONTAREM", E ETC...
SEMPRE PENSEI QUE TUDO ISSO ERA BULLSHIT. QUE NO FUNDO NO FUNDO AQUELA NONA ITALIANA QUERIA MAIS É QUE A ITÁLIA DESSE UMA LAVADA NO BRASIL E QUE IRIA A CORRER COMEMORAR ÀS ESCONDIDAS LONGE DAS CÂMARAS DE REPORTAGEM CADA VEZ QUE O BAGGIO ENFIAVA MAIS UM NA BALIZA BRASILEIRA, OU ENTÃO QUE O ALEMÃO, FRIO E MATREIRO COMO TODOS OS ALEMÃES DO NOSSO IMAGINÁRIO SÃO, CHORASSE LÁGRIMAS DE CROCODILO EM FRENTE AOS EXPECTADORES, MAS POR DEBAIXO DO AVENTAL DO BEER-GARDEN, ESTAVA A CAMISA DAS TRÊS LISTRAS...
BOM, HOJE, DEPOIS DE MAIS UMA VITÓRIA DE PORTUGAL SOBRE O BRASIL, DESTA VEZ SEM DECO A MARCAR, DEPOIS DE UM QUARTO LUGAR NO CAMPEONATO DO MUNDO E DE TODA UMA CARREIRA SOFRIDA NO EUROPEU, POSSO AFIRMAR SEM A MENOR, A MAIS PEQUENA DÚVIDA, QUE EU TORÇO MESMO É PRA SELECÇÃO DAS QUINAS!
TÁ CERTO QUE HÁ O SCOLARI QUE É UM GÉNIO DISSO DO MARKETING, TÁ CERTO QUE TEM O NOSSO CAPITÃO O SIMÃO E O NOSSO HOMEM-GOLO O NUNO GOMES, MAS NA VERDADE, JUNTO COM A SELECÇÃO, DENTRO DE CAMPO, ESTÁ UM BOCADO DAS MINHAS ESPERANÇAS EM VER PORTUGAL TRIUNFAR, O MEU DESEJO E O MEU SUOR EM FAZER DESTE PAÍS UM LUGAR CADA VEZ MELHOR PARA OS MEUS FILHOS CRESCEREM, UM POUCO DE MIM QUE QUANDO AO TOCAR O HINO, FAZ COM QUE AS LÁGRIMAS BROTEM NO CANTINHO DOS OLHOS E OS PÊLOS DO BRAÇO ARREPIEM...
POR ISSO MEUS AMIGOS, DEIXEMOS DE TRETAS, DE FALSOS MORALISMOS, O QUE EU SINTO É MEU E NÃO HÁ QUE FAZER "MÉDIAS" COM NINGUÉM.
NÃO HÁ POR QUE ESCONDER QUE EU ME EMOCIONO MESMO É COM O MEU PAÍS, O PAÍS QUE ME ACOLHEU E QUE EU ESCOLHI PARA SER MEU.

PUUR-TUU-GAL! PUUR-TUU-GAL! PUUR-TUU-GAL! PUUR-TUU-GAL! PUUR-TUU-GAL! PUUR-TUU-GAL! PUUR-TUU-GAL! PUUR-TUU-GAL! PUUR-TUU-GAL! PUUR-TUU-GAL! PUUR-TUU-GAL! PUUR-TUU-GAL! PUUR-TUU-GAL! PUUR-TUU-GAL! PUUR-TUU-GAL! PUUR-TUU-GAL! PUUR-TUU-GAL! PUUR-TUU-GAL! PUUR-TUU-GAL! PUUR-TUU-GAL! PUUR-TUU-GAL! PUUR-TUU-GAL! PUUR-TUU-GAL! PUUR-TUU-GAL! PUUR-TUU-GAL! PUUR-TUU-GAL! PUUR-TUU-GAL! PUUR-TUU-GAL!

2 comentários:

Marcio Ribeiro disse...

Eu mesmo sem morar em Portugal, torci e fiquei muito feliz com a derrota, primeiro por Scolari, com certeza, de quem nós brasileiros aprendemos a goatar pelo jeito sem frescurar de dizer as coisas, e depois pelo país maravilhoso que é Portugal, da unica vez que ai estive tenho lembrancas que me emocionam até hoje.

Concordoo com o Alexandre, o páis assim como a família é aquele que nos acolhe, nos sustenta e onde estamos felizes.

Avante Portugal

Anónimo disse...

Completando o comentario acima, que foi postado sem revisao por um erro meu.
Digo que estou feliz pela derrota e explico.
Falta aos grandes nomes e personalidades no Brasil humildade. a grande qualidade dos verdadeiramente grandes. Enquanto nos acharmos os melhores do mundo, sem nem ter que jogar, estaremos prestando um desserviço ao esporte.

Grande abraços ao amigos lusitanos

Márcio Ribeiro