terça-feira, junho 23, 2009

O QUE FICOU POR DIZER.

NA ÚLTIMA BRIEFING SAIU UMA MATÉRIA SOBRE O MERCADO DA NOSSA PRODUÇÃOZINHA...
NADA DE MAIS, TUDO BEM, MAS COMO NÃO GOSTO DE FALAR PELA METADE, CÁ VAI A "ENTREVISTA" NA INTEGRA PARA QUEM TIVER SACO PARA LER.
UM GRANDE BEM HAJA À TODOS E FIQUEM COM O CARA-LÁ-DE-CIMA!


***
Briefing
Dossier Produção e Pós-produção Audiovisua
l

Nome: Alexandre Montenegro
Função: Realizador e Produtor Executivo Show Off Films

1. Como olha para o actual mercado de produção e pós-produção de imagem no nosso país?
Olho com a preocupação natural de quem procura respostas no dia-a-dia para os desafios que a constante mudança de regras e atitudes nos obriga.
Consegue encontrar aspectos que necessitam de alguma melhoria?
Desde miúdo que ouço que "em tempo de guerra não se limpam as armas" e acho que neste momento as melhorias terão de esperar por dias melhores. Claro que melhorias são SEMPRE bem vindas, mas nesse momento a palavra de ordem parece mesmo ser "sobreviver"...

2. Quais são para si os principais desafios/dificuldades que este sector atravessa actualmente?
Claramente a migração de filmes para fora do país e/ou adaptações vindas de fora e consequentemente a perda efectiva de marcas que simplesmente deixaram de produzir cá.
Diminuição drástica de investimento por parte dos anunciantes nacionais e a concorrência orçamental desmensurada devido a eminência de algumas empresas virem a desaparecer no meu sector.


3. A concorrência de produtoras estrangeiras continua a ser uma realidade ou considera que cada vez mais os clientes preferem as produtoras nacionais?
Ainda é uma realidade. Nada contra quando o critério é qualidade e/ou inovação, porém muitas dúvidas se levantam quando o assunto é esse. Mas para mim, mais grave que os filmes que são produzidos "além-fronteira", é mesmo o facto dos anunciantes que já não produzem cá. Tenho um grande leque de marcas que produziram muito connosco no passado e que nesse momento já cá não fazem nada, infelizmente. Se repararem, as marcas de automóveis já nem se dão aoluxo de mudadem em pós produção as matriculas estrangeirtas dos filmes que passam nas nossas televisões... É pena.

4. Que balanço faz do surgimento das Centrais de Produção e de que forma vieram afectar o quotidiano das produtoras.
O balanço, parece-me positivo. O nosso dia a dia, como em tudo, em muitas fases do processo, foi simplificado noutros, surgiram mais interlocutores. Nós na Show Off não nos queixamos, gostamos de trabalhar com todo o mercado.

5. Como encara o mercado da oferta de production services, uma área que tem vindo a ser trabalhada de forma crescente pelas casas de produção nacionais? É uma aposta para vocês?
Infelizmente é uma área que depois de uma falsa partida, ainda não tive tempo e oportunidade para explorar... Se alguém que me lê nesse momento tiver interesse em conversar sobre o assunto... Pode surgir a oportunidade... :)

6. Explique-nos de que forma se tem reflectido o cenário de recessão económica na área da produção e pós-produção de imagem.
Das mesma forma que para todo o país. Menor investimento. Maior risco. Menos estabilidade. Maior concorrência. Enfim, é o momento que atravessamos.

7. Uma vez que trabalham de perto com as agências criativas, fale-nos acerca da vossa relação com as mesmas, nomeadamente principais preocupações das mesmas na fase da produção e pós-produção de vídeo.
As agências sempre se preocuparam com a qualidade do produto final cuja origem vieram de suas criações, nada mudou nesse campo felizmente. Para quem como nós tem na palavra CAPRICHO praticamente um lema de vida, as preocupações e exigências das agências além de bem vindas, são por nós partilhadas.

8. Descreva-nos uma das vossas mais emblemáticas produções e clientes mais emblemáticos.
Vou aqui ser bem sincero apesar de saber que irei ser mal interpretado. Para nós na Show Off e penso poder falar também em nome da Sniper Shot (produtora fotográfica da qual sou sócio) e da Mola Filmes (produtora de animação ligada a Show Off Films), todos os nossos clientes são extremamente importantes e todas as produções que para eles realizamos, são de vital importância. Posso lhes dizer que desde uma simples animação para um pack shot até filmes de grande produção (como recentemente o Pic Nic para o Modelo/Fuel ou a campanha da Unitel para a Ogilvy/APP) são para nós emblemáticos do esforço, profissionalismo, seriedade e capricho com que trabalhamos para todos nossos clientes... Por isso, é impossível destacar apenas alguns.

9. Que serviços prestam dentro da área da produção e pós-produção de imagem?
A Show Off Films é uma produtora voltada para a produção completa de filmes publicitários para o mercado nacional. Pontualmente também somos convidados a assumir projectos institucionais, services, documentários ou cinematográficos. A Mola Filmes é uma produtora de animação para televisão e publicidade com forte apetência para a pós produção video e 3D, serve muitas vezes como o "braço" de apoio a pós produção da Show Off que por sua vez recorre ao mercado para satisfazer a grande parte da sua necessidade. A Sniper Shot, comunga muitas vezes sinergias com a Show Off Films, apesar de não estar directamente ligada a esta, a não ser pelo facto de conforme anteriormente referido, eu ser um dos seus sócios. A Show Off Internacional espera oportunidade de ver as luz do dia, apesar de já ter bastante experiência nesse sentido.

***
A PROPÓSITO, ALGUÉM SABE O QUE SE PASSA COM A BRIEFING??? SEI NÃO...