terça-feira, fevereiro 03, 2009

SIRIGAITA, YUPI, YUPI, IÓÓÓÓÓ...



TMN lidera top de recordação publicitária (2009/02/03BriefingLusa)

A TMN o Meo e a Vodafone, foram as marcas mais conhecidas pelos portugueses em 2008, de acordo com um estudo da Publivaga relativo ao reconhecimento espontâneo das marcas.

À pergunta «que anúncios recorda ter visto publicitados recentemente?», cerca de 5,3% dos inquiridos responderam a TMN. Outros 3,4% responderam o Meo e 3,3% responderam a Vodafone. Os anúncios em causa são relativos a todos os meios publicitários e não apenas à televisão e incluem marcas de produtos distintos (não apenas de telecomunicações).

Em 2007, esta tabela era liderada pela PT, seguida da TMN e depois pela Coca-Cola. A Vodafone surgia em quarto lugar.

Fonte oficial da PT disse à Lusa que a liderança da TMN (empresa de comunicações móveis do grupo PT) em 2008 «não é justificada por um aumento do investimento», já que este foi praticamente igual nos dois anos (cerca de 72 milhões de euros).

Houve a preocupação de fazer o enfoque «nalgumas linhas de comunicação», acrescentou a mesma fonte, como seja a campanha dos Reis Magos, o TMN Negócios, as campanhas de Verão e Natal e o e-escolas.

O Meo, serviço de Internet, televisão e telefone do grupo PT, surgiu em segundo lugar, apesar de só ter sido criado em Abril de 2008.

«O lançamento [do Meo] foi muito bem conseguido», segundo fonte da PT, com histórias curtas protagonizadas pelos Gatos Fedorentos.

A queda de posições da PT em 2008 (em seis posições, para o sétimo lugar) reflecte a opção tomada de deixar de apostar na «marca institucional» e passar a apostar mais numa «marca estratégica», de acordo com a mesma fonte, num ano em que o investimento feito na marca PT baixou para quatro milhões de euros.

A Vodafone, que fez um investimento publicitário de cerca de 82 milhões de euros, surge em terceiro lugar na lista das marcas mais recordadas, uma posição acima da registada no ano anterior.

O estudo da Publivaga foi feito a indivíduos com idades entre os 8 e os 64 anos, residentes na área da grande Lisboa e do grande Porto. Foram feitas 900 entrevistas telefónicas por semana, totalizando 46.800 entrevistas. Os dados obtidos correspondem à média das respostas em todas as semanas do ano.