segunda-feira, novembro 17, 2008

BLINDNESS - EU VI.

VI O FILME. TEM GRAÇA DIZER ISSO VISTO TRATAR-SE DE UM FILME SOBRE A CEGUEIRA.
NÃO COSTUMO LER MATÉRIAS, ENTREVISTAS OU CRÍTICAS SOBRE FILMES QUE TENHO VONTADE DE ASSISTIR.
GOSTO DE SER SURPREENDIDO E, POR PURO PRAZER MESQUINHO, COMPARAR A MINHA MODESTA OPINIÃO A DOS "OPINION MAKERS" A POSTERIORE...
DESTA VEZ NÃO FIZ ASSIM.
A EXPECTATIVA ERA TANTA QUE LI MUITO A RESPEITO DO FILME. LI ENTREVISTAS COM O REALIZADOR, COM OS ACTORES, COM O AUTOR DO LIVRO. LI O BLOG. CONSUMI TUDO O QUE APARECEU NA INTERNET. VI TUDO QUE APARECEU NA TV.
TUDO ISSO PARA DIZER QUE O QUE AQUI VOU DIZER, INFELIZMENTE NÃO ESTÁ ISENTO DA SENSAÇÃO QUE A ANSIEDADE NOS PROVOCA E POR IRONIA, NOS CEGA.
QUANTO AO FILME EM SI, VAMOS LÁ.
HÁ ALGUMAS COISAS QUE ME INCOMODARAM NO FILME COMO UM TODO, COMO POR EXEMPLO A PRESENÇA EXPLICITA DA CIDADE DE SÃO PAULO.
PAULISTA QUE SOU, NÃO FOI FÁCIL PARA MIM ME ABSTER DO FACTO DE VER O MINHOCÃO, RIO TIETÊ, VALE DO ANHANGABAÚ COMO FIGURANTES DA TRAMA. SABE AQUELA SENSAÇÃO DE VER FILME SOBRE A CHINA, ONDE TODOS CHINESES FALAM INGLÊS? POIS É, ALGO DO GÊNERO...
OUTRA COISA QUE ME CAUSOU RUÍDO E ISSO COMO SABEM NÃO É BOM SINAL NUM FILME, FOI O FACTO DA DIRECÇÃO DE ARTE DA PRIMEIRA PARTE DO FILME SER TÃO RUIM. A TENTATIVA DE TRANSFORMAR SÃO PAULO NUMA CIDADE QUALQUER DO MUNDO, LEVOU COM QUE CARROS COMO O "CORSAS" E "CELTAS", DIVIDISSEM ESPAÇO COM "MINIS" ANTIGOS E NOVOS, PLACAS INTERNACIONAIS SE SOBREPUSESSE A BRASILEIRAS E POR AÍ EM DIANTE. FRANCAMENTE NA MINHA OPINIÃO, UM ERRO BOBO.
***
O FILME NÃO É AMERICANO COMO IMAGINÁVAMOS. TAMBÉM NÃO É EUROPEU COMO JÁ SABÍAMOS E NÃO É BRASILEIRO COMO É SUPOSTO.
POIS É O FILME NÃO É IDENTIFICÁVEL COM NENHUMA LINHA CINEMATOGRÁFICA E POR ISSO CAUSA ESTRANHEZA.
***
SOU FÃ DO FERNANDO MEIRELLES. ENGANA-SE QUE ACHA QUE VAI ENCONTRAR AQUI AGRESSÕES E FALTA DE RESPEITO POR SEU TRABALHO. TIVE O ENORME PRAZER E HONRA, EM CONHECE-LO QUANDO ERA ADOLESCENTE E ATÉ HOJE SIGO SEUS PASSOS COM UM SENTIMENTO GENUÍNO DE ADMIRAÇÃO.
MAS ISSO NÃO ME IMPEDE DE CLASSIFICAR BLINDNESS COMO O "MENOS BOM" FILME DA SUA CARREIRA RECENTE. "CIDADE DE DEUS" E "FIEL JARDINEIRO" SURGEM MUITOS FUROS ACIMA DA CEGUEIRA. ADMIRO A LOUCURA DE MEIRELLES EM FILMAR ESSE LIVRO. A HISTÓRIA É PODEROSA E SAÍMOS DO CINEMA COMPLETAMENTE MUDOS.
ESSE MÉRITO, QUE NÃO É SÓ SEU, NINGUÉM LHE TIRA. POUCOS TERIAM TANTO "TOMATES" COMO ELE EM SE AVENTURAR NESSA LOUCURA E TENHO DÚVIDAS SE ALGUÉM SERIA MELHOR SUCEDIDO QUE ELE...
***
TAMBÉM NÃO GOSTO DA ESCOLHA DO ACTOR PRINCIPAL, MARK RUFFALO. SEI QUE O PERSONAGEM É UM BANANA, UM COBARDE, UM TOTÓ E TUDO MAIS, MAS QUE O ACTOR TAMBÉM O SEJA, NÃO ME PARECE BOA POLÍTICA.
JÁ A JULIANNE MOORE, QUE EU CONFESSO NÃO TER GOSTADO INICIALMENTE DA ESCOLHA, É MARAVILHOSA. O SEU DESEMPENHO É NOTÁVEL E MEIRELLES SOUBE DOSEA-LA NA PERFEIÇÃO.
***
HÁ AQUI E ALÍ TOQUES DE GENIALIDADE E ACERTOS EM TODO O FILME, MAS OS PEQUENOS ERROS, ACABARAM POR ME INCOMODAR MAIS QUE O DESEJÁVEL, MAIS DO QUE É COMUM EM MIM. ODEIO AQUELE TIPO DE GENTE QUE VAI VER UMA OBRA ATRÁS DOS DEFEITOS, DOS MICROFONES QUE APARECEM, DAS FALTAS DE RACCORD... NÃO, NÃO É SOBRE ISSO QUE FALO.
LI QUE O FERNANDO TINHA MEDO QUE AS PESSOAS SE COMPORTASSEM COMO ZUMBIS. ACHEI ENGRAÇADO ELE SE PREOCUPAR COM ISSO, MAS A VERDADE É QUE DURANTE QUASE TODO O FILME ELE CONSEGUE NOS MANTER AFASTADOS DISSO, MAS QUANDO NÃO CONSEGUE, DÁ VONTADE DE RIR E ISSO É UMA PENA.
TERIA MUITO POR DIZER, MUITO MAIS QUE IMAGINAVA PARA SER SINCERO. A MÚSICA É MÁ, O EXCESSO DE DESFOQUES DE OBJECTIVAS IRRITANTE. A DIMENSÃO ACANHADA DOS PLANOS ABERTOS QUE EVIDENCIA A FALTA DE DINHEIRO E TOM MORNO DA PRODUÇÃO E POR AÍ EM DIANTE, MAS PENSO QUE APESAR DE TUDO, BLINDNESS É PODERESO E VALE A PENA SER VISTO. LI ALGURES QUE É UM FILME PARA SE VER DUAS VEZES E É O QUE EU FAREI.
DE QUALQUER MODO, SEJA LÁ COMO FOR, A EXPERIÊNCIA É VALIDA E APENAS EM TOM DE LAMENTO, A IRONIA DO DESTINO (OU A FALTA DE BOM SENSO DE ALGUM ESPERTALHÃO) FEZ COM QUE O TRAILER IMEDIATAMENTE ANTERIOR AO FILME, SEJA DA PRODUÇÃO NACIONAL "AMÁLIA"... DEPOIS DISSO O MEU PENSAMENTO SÓ PODE SER ESSE: POIS ENTÃO, QUE VENHAM MUITOS FILMES "MAUS" DE FERNANDO MEIRELLES, INFELIZMENTE, NOSSO CINEMA NACIONAL AINDA ESTÁ ANOS LUZ DE DISTÂNCIA DELES...