sábado, julho 19, 2008

Dercy Gonçalves morre aos 101 anos no Rio de Janeiro - VAI COM DEUS DERCY

A atriz Dercy Gonçalves morreu às 16h45 deste sábado (19), no Hospital São Lucas, no Rio de Janeiro. Aos 101 anos, a artista deu entrada no pronto socorro com uma pneumonia grave, que evoluiu para uma sepse pulmonar e insuficiência respiratória.

Esta não foi a primeira vez que Dercy esteve hospitalizada. Em 1992, a artista descobriu que tinha câncer no estômago. Ela foi obrigada a tirar parte do órgão e acabou se curando. Nos últimos anos, a atriz andava com o auxílio de uma bengala.

Dercy ficou conhecida por suas entrevistas irreverentes e por falar palavrões na televisão. No último dia 23 de junho, a atriz completou 101 anos, segundo seus documentos oficiais. Mas ela declarava que já estava com 103 anos, pois foi registrada com atraso por seu pai.

No carnaval de 1991, a atriz causou polêmica ao desfilar no Rio de Janeiro com os seios à mostra. Ela entrou na Sapucaí em cima de um carro alegórico da Viradouro, que a homenageava. Na época, Dercy estava com 84 anos.

Carreira

Nascida em Santa Maria Madalena, no interior do Rio de Janeiro, com o nome de Dolores Costa Bastos, a atriz sempre desejou ficar famosa. Em 1927, ela trocou seu nome de batismo por Dercy Gonçalves para seguir carreira de cantora e depois de atriz no teatro.

Após muitas peças, a atriz estreou em 1957 na TV Excelsior e tornou-se uma das artistas mais bem pagas do canal. Já na década de 60 e na Rede Globo, ela fez sucesso nos humorísticos escritos especialmente para ela como "Dercy Comédias", "Dercy Espetacular" e "Dercy de Verdade", além do programa "Consultório Sentimental", que chegou a ter 90% dos aparelhos de TV sintonizados no horário de sua apresentação.

No final dos anos 60, a atriz abanda a televisão e volta apenas dez anos depois. Nas telinhas, Dercy atuou na novela “Cavalo Amarelo, na Band, e fez "Dercy aos Domingos", da Rede Record. Na TV Globo, participou da trama “Que Rei Sou Eu”, em 1989. Já na novela “Deus nos Acuda, de Sílvio de Abreu, a atriz foi homenageada.

Dercy Gonçalves também ficou por cinco anos como estrela no quadro "Jogo da Velha", do "Domingão do Faustão". Após o fim da atração, a atriz fez pequenas participações.

FONTE: ÚLTIMO SEGUNDO