segunda-feira, junho 23, 2008

A MENTE QUIETA, A ESPINHA ERETA E O CORAÇÃO TRANQUILO.

IMAGINO QUE JÁ REPAROU QUE USO ESSA FRASE, COMO LEMA DE VIDA. NA VERDADE USO UMA ADAPTAÇÃO LIVRE AO PORTUGUÊS DE CÁ, ALÉM DE PEQUENAS ALTERAÇÕES INTRODUZIDAS POR MIM PRÓPRIO.
POUCO IMPORTA, O SENTIDO É O MESMO.
UMA QUERIDA AMIGA ME ENVIOU ESSE LINK, ONDE ALÉM DE REVELAR O VERDADEIRO AUTOR DA FRASE, AINDA DISSERTA SOBRE O ASSUNTO.
OBRIGADO À AMBOS.
;-)

---

A mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo

por Prof. Dr. Tabajara Lucas de Almeida

"Tudo é uma questão de manter
a mente quieta
a espinha ereta
e o coração tranqüilo."

O mantra acima foi escrito pelo compositor Walter Franco.

Um mantra é uma frase que, por motivos religiosos, deve ser repetida pelos praticantes do budismo. O processo de repetição da frase tem por finalidade a incorporação dela aos conhecimentos inconscientes de quem a pratica. O nosso cérebro aprende por repetição. O nosso cérebro aprende por repetição. O nosso cérebro aprende por repetição. Quando queremos ficar aptos a realizar com destreza determinada ação, fazemos sua repetição por muitas vezes, até que possamos esquecer que sabemos realizá-la. É assim, por exemplo, quando queremos tocar um instrumento ou quando queremos aprender a dirigir um veículo. Temos que repetir muitas vezes, até que um "piloto automático" entre em ação e nos deixe a consciência livre para pensar em outras coisas enquanto praticamos aquela ação.

A mente quieta requer, na minha opinião, eliminar o desejo - não eliminar o querer. Quando ficamos desejando alguma coisa estamos com a mente inquieta. A mente inquieta traz angústia. A diferença entre desejar e querer é que o primeiro verbo não requer ação o segundo sim. Desejo é o que adolescentes sentem por artistas de cinema. Desejar ganhar na loteria não requer ida até a agência lotérica, querer sim. Querer requer a responsabilidade da decisão e da ação, que elimina a angústia. Manter a mente quieta é calar a mente consciente, reduzir a voz interna, significa permitir que o inconsciente assuma o comando, significa confiar em nossos instintos, significa respeitar a nossa natureza biológica.

A espinha ereta, para mim, é um simbolismo para a cabeça erguida daquelas pessoas que tem a auto-estima resolvida. Amar-nos é fundamental, para que possamos amar aos outros e sermos amados por eles, em troca. A espinha ereta significa também a manutenção da dignidade própria. Quando vendemos nossos princípios, seja por qual for o motivo, estamos dobrando nossa espinha dorsal. Isso nos causa dor. A espinha ereta não significa ser melhor do que ninguém, nem pior.

E o coração tranqüilo? Este é possuído por aqueles que estão em paz com eles próprios. E para estarmos em paz conosco, temos que ter certeza de estarmos fazendo o melhor que podemos fazer. Se formos enfrentar uma prova, uma banca de tese, um concurso, só estaremos com o coração tranqüilo, sem aceleração, sem nervosismo, sem angústias, se tivermos feito a melhor preparação que pudemos fazer. Se queremos ter o coração tranqüilo quando saímos à rua, temos que ter certeza de que estamos fazendo o melhor possível para melhorar a qualidade de vida de todos. Aquele que rouba, engana, trapaceia, mente em proveito próprio, não terá o coração tranqüilo, andará estressado, com a mente inquieta e espinha freqüentemente dobrada.

Mas, o maior problema, ainda, não é conseguir atingir estes pontos citados anteriormente. O maior problema está na palavra "manter". A manutenção é o ponto chave de muitos processos que contribuem com nossa qualidade de vida. Há uma piada que diz: deixar de fumar é fácil, já deixei 28 vezes! Quando estamos fazendo regime para emagrecer, o problema não é reduzir o peso com técnicas mirabolantes "da lua", "do abacaxi", " da água", o maior problema é a manutenção do peso ideal, que requer uma mudança de hábitos alimentares, de mentalidade alimentar. O problema da técnica é praticar o "regime da lua" para o resto da vida!

Ando praticando esse mantra e tentando me convencer dos seus ensinamentos: a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranqüilo. Amém




* Prof. Dr. Tabajara Lucas de Almeida
» tabajara@riogrande-rs.com.br



Fonte: www.riograndevirtual.com.br
Data: 19/12/2006

---
E MAIS NÃO DIGO,
AFINAL PALAVRAS PARA QUÊ?
OU, COMO DIRIA UM AMIGO MEU, FALOU E DISSE BICHO.