domingo, maio 18, 2008

BULL-SHIT...

EXISTE AMIZADE ENTRE HOMEM E MULHER?

Somos apenas amigos!
Essa é a resposta da pergunta que pega amigos de sexo oposto sempre que eles saem juntos. Mas será que essa amizade realmente existe?
Matheus Evangelista

O que difere uma 'amizade' da outra é o grau de intensidade que ela provoca em ambas as partes. Explicando as entrelinhas, o homem fica mais vulnerável a carícias e a frases que dêem a entender outras coisas; já as mulheres demoram um pouco para descobrir se o cara esta sendo apenas legal e gentil - como todo amigo -, ou se faz esse tipo de coisa porque quer chegar junto e tentar alguma coisa mais séria.

Conversando com amigos de sexos opostos dá para entender essas diferenças. Um exemplo é o casal (de amigos) Marisa e Pedro, de 23 e 26 anos, respectivamente. Eles se conheceram em festas na casa de amigos em comum e essa relação já dura quatro anos. "Sempre vi o Pedro como uma pessoa na qual posso chegar e contar problemas, conversar, sair e me divertir. Claro que no começo olhava para ele com um sentimento misturado, mas aos poucos conseguimos administrar isso e como não houve nada entre nós, a amizade prevalece até hoje".

Pedro diz que queria apenas 'pegar' Marisa e nada mais: "Ela é linda, não resisti e tentei sim a tática do amigo, para me aproximar e, quem sabe, ganhar alguma coisa... Mas confesso que, no meio do processo, vi que ela é uma das pessoas mais cativantes do mundo, e a convivência me fez olhar com outros olhos para a nossa amizade". Resultado? Esse sim é um casal de amigos, que compartilha tudo - inclusive a responsabilidade de responder a pergunta se eles namoram ou não.

Para a psicóloga Sophie Rousseau, este tipo de amizade tem seus altos e baixos. "Se tanto o homem quanto a mulher estiverem em harmonia nos campos afetivos sexuais, a amizade pode aparecer de forma genuína. Porém, se um deles ou até mesmo os dois estiverem insatisfeitos, um interesse mais íntimo pode ocorrer”, explica ela. “O homem em princípio manifestará isso somente se desde o inicio houver uma percepção de uma atração, porém até então latente; a mulher pode manifestar um interesse e atração posterior - já que muitas vezes a mulher acaba ficando atraída devido a uma admiração intelectual". Ou seja: não adianta tentar moldar a amizade... Ela muda de uma hora para outra e o resultado pode ser ou não o esperado.

Paula e Gabriel têm 25 anos e uma longa história para contar: Eles se conheceram em uma viagem, há dez anos. Jovens, bonitos e bem vividos, a dupla naquela época não pensava em relacionamento. Mas se deram mal na hora que o coração apertou em uma festa de aniversário. Renderam-se aos olhares e ficaram. Uma, duas, três vezes. E a amizade que existia, sumiu em menos de quatro meses de relacionamento. "Foi horrível! Ele se mostrou uma pessoa totalmente diferente de quando nos conhecemos. Cobrava atenção, tinha um ciúme babaca e não me deixava fazer nada. Estava presa, a ele e ao ciúme doentio que ele passou a ter. Brigamos e terminei o que havíamos tentado começar". Resultado do affair? Eles nunca mais se falaram e a amizade, obviamente, acabou.

Quando a atração existe, nada melhor que pensar duas vezes. "Ouço muitos jovens comentando sobre esta situação, afirmando que sentem certa atração pela amiga ou amigo, principalmente se é alguém muito bonito, mas não estão dispostos a correr o risco de perder a amizade que curtem tanto”, revela Sophia. Por isso, reflita e veja se você quer algo passageiro ou 'para a vida toda'; afinal, ser amigo não é tão simples assim.

Uma das coisas mais estranhas de tudo isso é o tratamento do público em relação à amizade entre pessoas do sexo oposto: todo mundo pergunta "Vocês são mesmo só amigos?", "Tem certeza que é só amizade?". Isso denota uma cobrança social que não aceita a amizade verdadeira, sem interesses sexuais, entre homem e mulher. É bom ficar atento. “Um ponto muito importante para que um homem e uma mulher possam se tornar amigos de verdade é o estabelecimento da igualdade entre ambos", diz Sophie.

Os riscos são muitos: vão desde o término da amizade, como aconteceu com Paula, até brigas feias e constrangimento entre outros amigos. Porque, afinal, vocês não se conheceram do nada não é mesmo? Às vezes, houve até uma força-tarefa de amigos em comum, que vão tentar salvar e ouvir muito de ambas as partes se o 'caso' não der certo. Falações e brigas são fatais e o stress e desgaste que isso gera já são bons motivos para pensar uma, duas e até três vezes antes de cair na tentação.

Evitar muitas vezes é o melhor remédio, mas como fazê-lo? "Na verdade não existe uma maneira de evitar essa situação; o ser humano normalmente é movido a desafios, minimiza situações de riscos e no fundo, prefere pagar para ver", comenta Rousseau. Portanto, se você estiver disposta a pagar, pese com carinho a situação – mas não deixe de viver!