sábado, abril 05, 2008

AINDA SOBRE O EUSÉBIO.

JÁ HAVIA "TRABALHADO" COM O EUSÉBIO HÁ MUITOS ANOS ATRÁS. NA ALTURA ALÉM DE RECÉM CHEGADO A PORTUGAL, EU ERA UM PUTO, MUITO MAIS PREOCUPADO EM APRENDER A LIDAR COM A CÂMARA DO QUE SABOREAR O MOMENTO QUE VIVIA. AINDA BEM QUE O TEMPO PASSA E QUE APRENDI A FAZER AS DUAS COISAS. DESTA VEZ FOI DIFERENTE.
FOI UM ENORME PRAZER TER UM SEMI-DEUS AO DISPOR DAS MINHAS "ORDENS" NEM QUE POR APENAS DUAS HORAS, SOB O MEU COMANDO "TÉCNICO".
COMECEI A REALIZAR MUITO CEDO. CEDO MESMO, COM APENAS 21 ANOS. NESSA ALTURA EU NÃO GOSTAVA DE FUTEBOL E JÁ SONHAVA COM ESSE MUNDO DAS FILMAGENS, TELEVISÃO, TEATRO E SONHOS. DURANTE BOA PARTE DA MINHA ADOLESCÊNCIA O FUTEBOL PARA MIM ERA SINÓNIMO DE "GRUNHOS" E PESSOAS QUE NÃO TINHAM NADA NA CABEÇA, APENAS O VAZIO E MÚSCULO.
CONFORME FUI ME APROXIMANDO DISSO DA "ARTE" DE COMUNICAR, FUI ME APERCEBENDO DO QUANTO O FUTEBOL É CRUCIAL NA NOSSA SOCIEDADE. O QUANTO ELE É UM REFLEXO DE QUEM NÓS SOMOS, TANTO INDIVIDUALMENTE, COMO ENQUANTO POVO. NÃO SOU EU QUE VOU DESENVOLVER O RACIOCÍNIO. HÁ TESES E TESES SOBRE ESSE ASSUNTO, PARA MIM O IMPORTANTE É QUE EU APRENDI A LER ISSO, E DESDE ENTÃO COMECEI POR ME APAIXONAR POR ESSA TRAMA E SEUS ENREDOS.
HOJE EM DIA, COMPARO CADA VEZ MAIS O SER REALIZADOR COM O CARGO DE UM TÉCNICO DE FUTEBOL. HÁ MUITA CIÊNCIA, MESTRIA, PODER E COMANDO NISSO DE REALIZAR. O MESMO SE PASSA NO FUTEBOL.
CORTA PARA O DIA DE ONTEM E ME VEJO ALI, DIANTE DO COLOSSO EUSÉBIO, DO SENHOR EUSÉBIO.
NEM EU ERA NASCIDO E ELE JÁ ERA UM DOS MELHORES DO MUNDO. O MAIOR GOLEADRO DA COPA DE 66 COM UMA SELECÇÃO QUE FICOU "APENAS" NO TERCEIRO LUGAR... UM SENHOR QUE TRATA PELÉ, GARRINCHA, E OUTROS TANTOS MONSTROS DO FUTEBOL MUNDIAL POR TU. NADA MAL, MESMO NADA MAL.
O SENHOR EUSÉBIO TEVE A PACIÊNCIA DE ME OUVIR E FAZER PRATICAMENTE TUDO O QUE LHE PEDI.
MUITO MAIS SIMPÁTICO E AFÁVEL DO QUE A FAMA QUE LHE PRECEDE. CLARO ESTÁ QUE COM ELE O RESPEITO É OUTRO. ALÉM DE SER UMA LENDA VIVA, É HOMEM PARA TER IDADE DO MEU PAI E ISSO, POR SÍ SÓ JÁ SERIA SUFICIENTE PARA MERECER MEU RESPEITO, MAS A VERDADE É QUE O RESPEITO QUE LHE EMANA É POR DEMAIS GRANDIOSO PARA UM BENFIQUISTA COMO EU PODER "BRINCAR" COM SUA FIGURA, E ISSO NÃO FIZ E NÃO PERMITI FAZEREM.
CONSEGUI UM PLANO LINDO QUE ESPERO QUE FIQUE TÃO LINDO COMO NA MINHA MENTE SE DESENHA.
DO LADO DIREITO DO ECRÃ, O REI, DE COSTAS, COM O NÚMERO 13 NA CAMISOLA E O NOME IMPRESSO SOBRE ELE (COISA QUE NA "VIDA REAL" NUNCA ACONTECEU POIS AS ÉPOCAS ERAM OUTRAS), AFASTA-SE EM DIRECÇÃO AO FUNDO, SAI DA LUZ E DESAPARECE NA SOBRA. NO LADO ESQUERDO DO ECRÃ, A LUZ ACENDE-SE E VEMOS O ROSTO JOVEM, ALTIVO E ARROGANTE Q.B. DO CRISTIANO RONALDO QUE "ACEITA" A PASSAGEM DE TESTEMUNHO, ACEITA A RESPONSABILIDADE...
DE ARREPIAR NA ALTURA DE FILMAR E ESPERO QUE NA ALTURA DE ASSISTIRMOS NA TELEVISÃO TAMBÉM.
É DAQUELES MOMENTOS EM VALE A PENA FAZER O QUE FAÇO.
DAQUELES MOMENTOS INESQUECÍVEIS QUE OS SONHOS DE MIÚDO JUSTIFICAM O ESFORÇO QUE TIVE E TENHO EM CONCRETIZA-LOS...
E HÁ MAIS HISTÓRIA DESSAS QUE EM BREVE RELATAREI.
ATÉ POR QUÊ O REI LEMBROU-SE DO CARRO EM QUE, QUANDO ERA JOVEM, TANTO SUCESSO FEZ COM AS MIÚDAS AO LADO DO SEU DONO DA ALTURA, O MASSAGISTA DO BENFICA, O BRASILEIRO PILÃO. O QUE ISSO TEM DE MAIS PARA ESSA HISTÓRIA? NADA, SE NÃO FOSSE ESSE CARRO O MEU BATMOBILE, MAS ISSO FICA PARA A PRÓXIMA ;-)
---
Foto by Alexandre Sianto