sábado, fevereiro 23, 2008

COMO PERDER UM CLIENTE POR MENOS DE DOIS EUROS E AS LIÇÕES QUE PODEMOS APRENDER COM ISSO.

NESTE BELO SÁBADO DE CHUVA, AS CRIANÇAS TINHAM UMA FESTA DE UM AMIGO E NÓS, PARA ENROLARMOS O TEMPO E NOS MANTER NA PROXIMIDADE DA FESTA, TIVEMOS A PÉSSIMA IDEIA DE IR AO COLOMBO FAZER ALGUMAS COMPRAS...
O TATO JÁ TEM QUASE NOVE QUILOS E POR ISSO SEU "OVINHO" PRECISA SER SUBSTITUÍDO POR UMA CADEIRA NO CARRO.
ATÉ AQUI TUDO BEM, CERTO? CERTO. POIS AQUI COMEÇA O MEU "CASE".
A CRIS QUERIA MUITO UMA CADEIRA DA BÉBÉ CONFORT, QUE AO GIRAR SOBRE SEU PRÓPRIO EIXO, TORNA A TAREFA DE COLOCAR E TIRAR O BEBÉ DO CARRO EXTREMAMENTE MAIS FÁCIL, POR ISSO FOMOS EM DIRECÇÃO A LOJA DE MESMO NOME NO SHOPPING...
O CONCEITO DA CADEIRA É MESMO ENGRAÇADO (APESAR DELA EM SI, SER MUITO FEIA), E DEPOIS DE ALGUMAS PERGUNTAS E FUÇADAS QUE DEI NA CADEIRA, JÁ ESTAVA CONVENCIDO.
POIS BEM, AQUI ENTRA EM CENA A VENDEDORA QUE APÓS ALGUMA CONVERSA, ME APERCEBI QUE JÁ TINHA EXPLICADO O FUNCIONAMENTO DESSA MESMA CADEIRA A MINHA MULHER E POR ISSO, DENTRO DA ESTÚPIDA LÓGICA QUE REGE MINHA MANEIRA DE SER, RESOLVI "PRESENTEAR" SEU ESFORÇO NÃO COM A PROMESSA DE COMPRA, MAS COM A COMPRA EM SI, MESMO ALGUMAS SEMANAS ANTES DE NÓS REALMENTE PRECISARMOS DELA, NAÕ DA INFELIZ DA VENDEDORA, DA CADEIRA CLARO.
ESTÚPIDAMENTE E PELA RAZÃO TÃO IDIOTA COMO A QUE EU DESCREVI ACIMA, RESOLVI COMPRAR A CADEIRA NAQUELA MESMA HORA DE FORMA A GARANTIR QUE QUEM IRIA FICAR COM O ÔNUS DA VENDA SERIA A MEEEEEEEESMA PESSOA QUE JÁ HAVIA PACIENTEMENTE EXPLICADO SEU FUNCIONAMENTO ANTERIORMENTE. POIS BEM, ATÉ AQUI TUDO BEM. PAGUEI A CADEIRA E FICAMOS COMBINADOS QUE EU SÓ IRIA RETIRA-LA DAQUI A ALGUMAS SEMANAS NO MÁXIMO UM MÊS.
NESTE MOMENTO RESOLVEMOS LEVAR UMA PEQUENA BOBAGEM PARA SINALIZAÇÃO DA NOSSA BICICLETA, O FAMOSO "BABY ON BOARD" E COMO JÁ HAVIA PAGO A CADEIRA TIVE QUE NOVAMENTE DESEMBOLSAR MEU FIÉL CARTÃO MULTIBANCO. CONFESSO QUE NEM VI AO CERTO O VALOR, MAS SABIA QUE NÃO ERA NADA DO OUTRO MUNDO.
EXACTAMENTE POR NÃO TER PRESTADO A ATENÇÃO NO PREÇO, COMETI O PECADO CAPITAL DOS CARTÕES DE PLÁSTICO, FIZ O FAMOSO "VERDE/CÓDIGO/VERDE" ROBOTICAMENTE...
MAS, DOIS PEQUENINOS DETALHES ME SALTARAM AOS OLHOS: PRIMEIRO O VALOR ERA REDONDO, DEZ EUROS CERTOS SEM CÊNTIMOS ALGUNS E DEPOIS, PARA CÚMULO DO MEU SENTIDO ARANHA, A DITA SENHORA RETIROU O PREÇO DO PRODUTO COMO SE DE UMA PRENDA SE TRATASSE... E NÃO ERA, ELA O SABIA!
NÃO SAÍ DA LOJA NADA CONVENCIDO E POUCOS METROS BASTARAM PARA EM INTERROGAR A CRIS SOBRE O VALOR DAQUILO... "OITO EUROS E QUATRO CÊNTIMOS... EU SEI QUE É UM POUCO CARO, MAS É PARA COLOCAR NA BICICLETA QUANDO O TATO ESTIVER CONNOSCO..." DISSE-ME ELA.
POIS. É ISSO MESMO QUE VOCÊS ESTÃO PENSANDO.
TENTARAM NOS ROUBAR DESCARADAMENTE POUCO MENOS DE DOIS EUROS.
VOLTEI A LOJA E AS VENDEDORAS ESTAVAM EM AMENA CAVAQUEIRA A RIREM-SE COMO UMAS PERDIDAS, DO PEQUENO GOLPE APLICADO. AOS POUCOS OS RISOS DERAM LUGAR A ENGASGOS E SORRISOS AMARELOS E DESCULPAS BEM MAIS AMARELAS AINDA.
FIQUEI TÃO PUTO DA VIDA QUE NEM CONSEGUI VOLTAR A ENTRAR NA LOJA, TEVE MESMO QUE SER A CRIS A IR TRATAR DESSE ASSUNTO POIS MINHA VONTADE ERA DE PARTIR A LOIÇA TODA. (PARA QUEM NÃO ME CONHECE PESSOALMENTE DIGO, NÃO É BONITO DE SE VER, EU PRÓPRIO ENVERGONHO-ME, MAS A VERDADE É QUE SUBITAMENTE ADQUIRO TRÊS METROS DE ALTURA E MEUS OLHOS DEITAM LITERALMENTE FOGO)
AGORA OS ENGASGOS E SORRISOS AMARELOS DERAM LUGAR AO SILÊNCIO ABSOLUTO E CARAS PREOCUPADAS ENQUANTO A CRIS PREENCHIA O LIVRO DE RECLAMAÇÕES.
NEM PARECIA A MESMA LOJA ONDE RIAM AS GARGALHADAS DOS TROUXAS E ÓTARIOS QUE NEM REPARARAM NO VALOR QUE PAGAVAM AS SUAS MERCADORIAS... AGORA, NESTE MOMENTO, ATÉ A DESCULPA ERA FROUXA, COMO QUE NEM ELA PRÓPRIA ACREDITANDO NA SUA VERDADE...
E ASSIM, EM POUCO MAIS QUE ALGUNS MINUTOS, A MATEMÁTICA PERDEU SEU JUÍZO E DOIS EUROS ACABARAM POR CUSTAR MUITO MAIS, QUE SEU PRÓPRIO VALOR IMPRESSO... CENTENAS OU MENOS ALGUS MILHARES, QUEM SABE?
O QUE EU QUERO COM ISSO?
HONESTAMENTE? NÃO SEI, MAS NÃO ME IMPORTAVA NADA QUE ESSA SENHORA CONSEGUISSE OUTRA FAÇANHA E TRANSFORMASSE EM MAIS UM DIGITO, DESTA VEZ O DA ESTATÍSTICA DO DESEMPREGO.
QUEM SABE NÃO LHE SOBRARIA TEMPO PARA VOLTAR A ESTUDAR NO MÍNIMO MATEMÁTICA, JÁ QUE CARACTER E HONESTIDADE ELA JÁ NÃO VAI A TEMPO.

P.S. NÃO QUERO SER REACCIONÁRIO E AGORA RELENDO ESSE POST TALVEZ PAREÇA ISSO, MAS COMO FAZER ENTÃO? QUE CAMINHO SEGUIR? DEIXAR UMA SENHORA COM ESSAS PRATICAS NO SUE POSTO DE TRABALHO É DEMORALIZAR TODA UMA RESTANTE EQUIPA E INCENTIVAR OS MAUS USOS E COSTUMES DENTRO DE SEU SEIO... NÃO SEI, MAS QUE TIVE VONTADE DE LHE DAR UM ABANÃO, ISSO TIVE, E SÓ POR ISSO, JÁ NÃO VOLTO A POR MEUS PÉS (E NEM MEUS CARTÕES DE PLÁSTICO) NAQUELA LOJA...