domingo, novembro 11, 2007

SAIU NO EXPRESSO DESTE FIM DE SEMANA...

Popota é o Pai Natal do Modelo

Mascote foi criada em computador no Brasil, mas é em Portugal que quer ser famosa

Os quilos a mais não a impedem de usar roupas ousadas e de dançar de forma sensual. A hipopótama Popota é a arma do Modelo para vender brinquedos na época de Natal, uma campanha - a maior de sempre do mini-hipermercado nesta quadra - que se inspira no cinema.
Renas, trenós e Pai Natal são referências que o Modelo abandonou para entregar o protagonismo natalício à hipopótama, que é a sua nova mascote. “A Popota era um dos 12 bonecos que usávamos nas campanhas de Natal. Decidimos apostar nela porque era uma das personagens mais queridas e com um perfil mais infantil”, explica Miguel Osório, director de marketing do Modelo.
À semelhança dos 11 irmãos que agora foram extintos, a Popota foi concebida em São Paulo por uma equipa da produtora de animação a três dimensões Vetor Zero. Alberto Lopes, um dos sócios da empresa, explica que o anúncio recorre ao conjunto de ferramentas disponibilizadas através do Maya. É o mesmo software que foi utilizado nos desenhos animados ‘South Park’, nos jogos de vídeo Resident Evil e em filmes da Pixar, como o ‘Ratatouille’. “Permite modelar, construir esqueletos e até reproduzir texturas como o pêlo”, acrescenta.
O ponto de partida da Popota, que começou a ser criada no início do ano pela agência de publicidade McCann, foi um boneco de peluche que, pouco a pouco, foi ganhando vida e sofisticação. Os movimentos no anúncio não são feitos ao acaso. São antes o resultado de uma coreografia idealizada por Melão, um dos ex-elementos da «boys-band» Excesso. “A transposição dos movimentos reais para a Popota foi feita a olho. Só quando a figura é muito humana é que se criam alguns pontos, que são transferidos para o computador e aplicados no boneco, através do «emotion tracking»”, explica Alberto Lopes, referindo como exemplo o tipo de animação seguido no ‘Polar Express’.
No caso da Popota, o objectivo não era o realismo excessivo, porque se trata de uma mascote para crianças, mas houve a preocupação de lhe dar uma vertente humanizada através, por exemplo, da escolha da cor dos olhos. “Optámos pelo castanho, porque é a cor mais comum nas pessoas, em vez do verde ou do azul, que são as mais usadas nos bonecos”, explica Alexandre Montenegro, realizador da Show Off que dirigiu este «spot».
O anúncio remete para os ambientes de filmes como ‘Os Homens Preferem as Louras’, ‘Escola de Sereias’ e ‘Moulin Rouge’, sem esquecer referências mais reconhecidas pelas crianças como os telediscos de «hip-hop». Além da campanha de publicidade, que custou 4,5 milhões de euros entre a produção e a compra de espaço nos «media», o projecto abrange ainda o lançamento de um livro de contos com receitas do «chef» Hélio, o ‘Sabores de Natal da Popota’. O livro, com 160 páginas, custa dois euros e parte das receitas vai reverter a favor de projectos da Cruz Vermelha relacionados com idosos. A Popota é também a estrela nas lojas Modelo, com decorações alusivas à nova mascote.
Cinema inspira campanha. Referência ao Natal é feita apenas no fim do anúncio, quando Popota aparece de barrete encarnado
Fora da estratégia fica o lançamento de um CD de músicas, como forma de não concorrer com o Continente - a outra insígnia de hipermercados da Sonae - e as iniciativas em torno da Leopoldina, a mascote nacional com mais notoriedade.
Miguel Osório justifica a aposta em publicidade com a estratégia de expansão que a marca segue, com novas aberturas de lojas fora dos centros urbanos e a intensificação da proximidade com os consumidores.
No próximo ano, o Modelo ganhará um novo fôlego com a entrada de uma nova agência de publicidade, depois de a McCann ter sido dispensada recentemente, e a adopção de uma nova assinatura corporativa, que irá substituir ‘Com o Modelo por perto todos ficam a ganhar’.

A jornalista viajou a convite do Modelo
Catarina Nunes, em São Paulo


FICHA TÉCNICA
Agência McCann
Criativos José Carlos Bomtempo e Diogo Anahory
Produtora Show Off
Imagem Vetor Zero (Brasil)
Som Digital Mix
Música Nova Onda (Brasil)
Locução Kátia (voz da Popota) e Pedro Marques

---

DIGAMOS QUE POR MUITO QUE SE DIGA, SEMPRE FICAM HISTÓRIAS POR CONTAR E AQUI NO CASO, ALGUMAS SUPOSIÇÕES QUE FICAM A MEIO, COMO É O CASO DA "PATERNIDADE" DA POPOTA E DE TODA ANTERIOR TURMA DO MODELO... MAS ENFIM, FICA O REGISTO.