sexta-feira, setembro 14, 2007

O ENORME FERNANDO MEIRELLES

CONHECI O FERNANDO MEIRELLES QUANDO ELE AINDA ERA UM PUTO, MAIS VELHO DO QUE EU, MAS UM PUTO.
ELE ERA O REALIZADOR DE UM DOS MELHORES PROGRAMAS INFANTIS QUE EU JÁ TIVE O PRAZER DE ASSISTIR EM TODA A MINHA VIDA, QUE DÁ-SE PELO NOME DE RA-TIM-BUM.
NAQUELA ALTURA, EU TIVE O GRANDE PRAZER DE TRABALHAR, MESMO QUE HÁ MILHAS DE DISTÂNCIA, NA EQUIPA DELE.
NÃO, EU NÃO ERA QUEM EU SOU HOJE, OU MELHOR, ERA, MAS NÃO FAZIA O QUE FAÇO HOJE.
EU, NO ALTO DOS MEUS 16 ANOS ERA O CO-MANIPULADOR DE UM SAUDOSO BONECO, O ARY NELSON. JÁ FALEI AQUI QUE OS BONECOS SEMPRE FORAM MEUS ANJOS DA GUARDA DE ESPUMA E LATEX, E ESSE É MAIS UM EPISÓDIO EM QUE OS BONECOS LITERALMENTE DERAM UMA "MÃOZINHA" NA MINHA VIDA.
O RA-TIM-BUM ERA DIVIDIDO EM QUADROS. OS QUADROS ERAM DIVIDIDOS POR VÁRIOS REALIZADORES. O PROGRAMA COMO UM TODO ERA DA RESPONSABILIDADE DO FERNANDO MEIRELLES.
CERTO DIA, O REALIZADOR DO QUADRO QUE FAZÍAMOS, O MEU AMIGO RENATO FERNADES, ESTAVA EM APUROS. A EQUIPA DA TV CULTURA NÃO ERA FLOR QUE SE CHEIRASSE E JÁ ERA QUASE HORA DO ALMOÇO E NÃO HAVÍAMOS GRAVADO PRATICAMENTA NADA. FOI ENTÃO QUE O FERNANDO, MÃOS NOS BOLSOS, CARINHA DE NERD E AR TRANQUILO, ENTROU NO ESTÚDIO QUASE SEM QUERER E SE DEPAROU COM AQUELA SITUAÇÃO. QUEIXAS DAQUI, QUEIXAS DALI. O TÍPICO BRAÇO-DE-FERRO DAS EQUIPAS DE TELEVISÃO PÚBLICA COM OS "FORASTEIROS" E O FERNANDO NA SUA, IMPÁVIDO E SERENO.
BOM, ELE MANDOU EDUCAMENTE O DIRECTOR IR PARA A REGGIE, E ASSUMIU O PLATÔ. PEDIU AO CÂMERA-MAN MAIS DIFÍCIL DA TRUPE QUE FIZESSE ALGO IMPENSÁVEL NA ALTURA. PEDIU PARA ELE ABRIR TODO O ZOOM, ATÉ AO LIMITE E BAIXASSE TODO O TRIPÉ, TAMBÉM AO LIMITE. SOB O OLHAR CARRANCUDO DO CARMARGO (ESSE ERA O NOME DO CÂMERA), PEDIU QUE "ENCOSTASSE" A CÃMARA AO BALCÃO PRINCIPAL DO CENÁRIO E... (SUSPENSE)
QUANDO TODOS NÓS VIMOS O PLANO, E LEMBRO-ME PERFEITAMENTE, HOUVE UMA EXCLAMAÇÃO ENORME NO ESTÚDIO... O PLANO ERA GENIAL. LINDO. INÉDITO NAQUELE CENÁRIO E REVOLUCIONÁRIO PARA AQUELA ÉPOCA.
O RESTO DA HISTÓRIA É PREVISÍVEL. A EQUIPA RESPONDEU A ALTURA E EM APENAS UMA HORA, GRAVAMOS O QUE NÃO HAVÍAMOS GRAVADO NUMA MANHÃ INTEIRA... DIANTE DO OLHAR E EXPRESÕES EMBASBACADAS DE TODOS, O FERNANDO MEIRELLES COLOCOU NOVAMENTE AS MÃOS NOS BOLSOS, SORRIU À TODOS E DESPEDIU-SE NÃO COM ARROGÂNCIA, MAS COM AMIZADE E RESPEITO...
ESSA HISTÓRIA MEUS AMIGOS É APENAS O MEU ÍNFIMO TESTEMUNHO DA ENORMIDADE DESSE REALIZADOR QUE É O FERNANDO MEIRELLES E EU TIVE A HONRA E O PRAZER DE ESTAR LÁ PARA VER.

---
EM TEMPO. O FERNANDO DE CERTEZA QUE NÃO SE LEMBRA DE MIM. EU ERA MAIS UM GAROTO EM MEIO HÁ TANTOS OUTROS COM QUEM ELE LIDAVA E ATURAVA NAQUELE PROJECTO. MAS EU NÃO ME ESQUEÇO DA SUA ENORMIDADE NEM EM ALTURA "MARCANTES" COMO ESSA, NEM COMO NAS MAIS PEQUENAS, COMO ERA O CASO DAS SUAS MAIS QUE MUITAS BOLEIAS QUE NOS DAVA POR SABER QUE NÓS, EU E O LUCK, TÍNHAMOS DURAS HORAS DE AUTOCARRO PELA FRENTE AO FIM DAS GRAVAÇÕES..
---
Em tempo novamente O manipulador principal e voz do Ary Nelson era o meu amigo Márcio Ribeiro, conhecido na época como Megaton! Saudades Mega!